Tuesday, September 16, 2008

A arte de escutar.

Uma de minhas professoras pediu para em 10 minutos falar alguma coisa sobre a frase abaixo. E foi isso que falei:


“A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância” Dalai Lama

A frase acima, dita por Dalai Lama, num primeiro momento me faz referência à relação interpessoal. A necessidade humana de se correlacionar com indivíduos da mesma espécie na busca do pleno conhecimento. Conhecimento este, que de acordo com a frase é impossível de ser cabal quando não há troca de informações e experiências. No meu entendimento tal pensamento parte do pressuposto de que o homem não possui poder analítico sobre a totalidade, sendo assim, necessita de uma análise externa, talvez até mesmo sobre sua própria imagem, para chegar a um denominador comum. Logicamente, quando proferida por Dalai Lama, a frase tinha um sentido mais contemporâneo, embasado, possivelmente, em uma situação característica em que se encontrava ou que analisava. Sendo assim, provavelmente, sua intenção era gerar uma reflexão sobre o comportamento humano e a forma como ele busca o conhecimento muitas vezes enraigado no egoísmo e no egocentrismo.

6 comments:

Anonymous said...

Dá pra identificar algumas das suas linhas de pensamento nesse texto...


E bixo, tu tinha tudo isso pronto e só foi postando né??!

Anonymous said...

Engraçado como o cara escolheu o post mais curto pra ler e comentar. Vaitepaporra.

uhauhauhauhauh.

Anonymous said...

VAi tomar no seu cú então pohha!

Tu faz um monte maceta, e quer que os outros leiam tudo na ordem.. Tava sem tempo, lí o mais curto.
Mas também não leio os outros.

Viadinho




uhaeuhiaeuhiaeuiuae

Gustavo Coimbra said...

A arte de escurtar é um dom.
Eu não tenho, mas sempre finjo ter..

Anonymous said...

escutar é bom, mas não te vale de nada, se não fizer uma análise e tirar proveito do que se foi ouvido, tem muita gente que você fala fala e tudo entra por um ouvido e sai pelo outro, agora cabe a nós mandarmos essas pessoas pra casa do chapéu.
iuoehiueas

André Rezek said...

IHIHhahaiha..
uii..
ouvir o que as pessoas tem ah dizer sobre nós nos força (uma pessoa de mente sadia é claro) a entrar em reflexão, claro depende do modo que vc o diz.
tem pessoas que tem uma personalidade tão firme que morre no erro. Tem pessoas de personalidade tão fraca que é deixado levar por qualquer besteira. E tem pessoas flexíveis, que apesar de uma personalidade e mente capaz de julgar sabe escultar e disso tirar algo de bom.
facil dizer dificil fazer ^^