Tuesday, September 16, 2008

Discurso Político


Discurso que escrevi para uma cliente, a candidada a vereadora Lucia da Portal. É na verdade um texto base para ela utilizar e adequar toda vez que for discursar.




Boa noite a todos,

Para quem não me conhece eu sou a Lúcia da Portal, sou candidata a vereadora do Município de Boa Vista. Nasci em *** e moro em Roraima há *** anos. Não sei se todos que vieram a esta terra pensam da mesma forma que eu, mas não há lugar melhor para se viver em todo o Brasil. Pela beleza do lugar, pela pureza das pessoas que aqui moram, e pela vida digna que ainda é possível construir. Mas quem ama, cuida. Quem ama, protege. E eu, que sempre fui empresária, esse ano tomei uma importante decisão, decidi parar de reclamar, deixei de aceitar o que os outros estão fazendo com o lugar que eu mais amo. Tenho certeza que vocês têm o mesmo sentimento de revolta. Nós ficamos em casa vendo a cidade ficar cada dia mais perigosa, cada dia mais suja, o trânsito piorando, crianças fora da escola, pais de família sem empregos. E o que a gente tem feito pra mudar isso? Eu cansei de pensar só em mim, pois para cada pessoa que eu ajudava, outras 10 eu não conseguia ajudar, e nem conseguiria sozinha. E isso é igual com todos aqui. Se contentar em ajudar somente aqueles que estão próximos a nós é muito pouco. Alguém tem que se abster do egoísmo, alguém tem que batalhar não apenas pela sua família, mas por todas as famílias. E na minha visão esta pessoa é o político. É a autoridade pública que tem a obrigação de se importar com a dor dos outros, que tem a responsabilidade de prestar a fazer, do possível e impossível, para ajudar, principalmente aqueles que não tem voz.

Eu passei toda minha vida achando que isso seria utopia, que jamais haveria de existir um político que de fato se preocupasse com a gente e exercesse a função a que foi eleito. Que se preocupasse com o povo de Boa Vista. Mas eu acredito que estava enganada, pois eu sempre acreditei no ser humano, naquele que mesmo levando a vida de maneira tão sofrida, jamais deixa de acredita em dias melhores e na realização de seus sonhos. Sempre vi exemplos, principalmente nas comunidades mais pobres de pessoas que faziam a diferença, pessoas que transformavam comunidades inteiras através da bondade e do esforço coletivo. Eu sei que existe a bondade em todo ser humano, mas o mundo em que vivemos hoje em dia é tão duro, tão cansativo que dia após dia nós vamos nos rendendo a ele, vamos mudando pouco a pouco, parando de se importar com os outros, parando de ajudar, parando de acreditar. Mas não podemos nunca desistir. Se existe uma força que nos move é a esperança, a esperança em dias melhores, em oportunidades reais de melhora de nossas vidas. E isso quem vai fazer não são os outros por nós. A quantos anos a gente está jogando fora nosso voto? Aceitando mixarias para colocar lá no poder pessoas que jamais voltaram a olhar nos nossos olhos ? E por quanto tempo vocês vão aceitar isso? R$ 100,00 reais vale um voto? Talvez valha para aquele pai de família sofrido que não tem nada pra colocar no prato dos filhos, mas me diga, 100 reias valem 4 anos de completo desrespeito pela nossa sociedade? 100 reais ou qualquer outra coisa compra 1 dia, uma semana, mas não compram 4 anos. E se a gente não decide que isso já basta a gente não pode reclamar, tem que aceitar o que quer que façam com nossa cidade.

Boa Vista tem 118 anos, mas mesmo sendo centenária, possui ainda muitas características de uma cidade pequena, se comparada com São Paulo e Rio de Janeiro, mal parece uma capital. Mas isso esta prestes a mudar, esta vindo aí a ALC e a ZPE, a expectativa é de crescimento econômico do nosso Estado, de geração de empregos. Mas se não mantivermos os olhos abertos e os punhos preparados pra trabalhar estaremos sujeitos a outras características das cidades que cresceram de forma acelerada e desproporcional. Se não estivermos preparados, veremos milionários se formando em Boa Vista, mas também veremos uma desigualdade social gritante, veremos oportunidades de emprego, mas ninguém capacitado a assumir, veremos nossas ruas mais perigosas. É preciso entender que os problemas sempre ocorrerão, nunca viveremos em uma sociedade perfeita, pois o ser humano em sua essência é falho, mas podemos nos unir para construir condições de vida que nos é ideal. O ser humano é falho, mas é para isso que nós temos o outro ao lado, para nos apoiar, nos dar um Norte a seguir. E só com a união de pessoas verdadeiramente preocupadas com o futuro que teremos nos próximos 4 anos em Boa Vista, é que se pode acreditar, ter esperança.

Eu tomei uma decisão, a de pegar as rédeas de minha vida e parar de ser passiva ante o que fazem com nossa cidade, com meu lugar. Agora eu busco uma oportunidade, que sei que irei conseguir, para por um fim a toda essa injustiça, toda essa impunidade, e o pior, toda essa estagnação que se encontra nosso poder público. Eu acredito que os políticos podem ser honestos, eu acredito que a gente, o povo, pode fazer a diferença, e não é porque 200 já passaram e nada fizeram que eu vou abaixar a cabeça, me conformar e votar errado mais uma vez. Essa cidade não é dos políticos, essa cidade é dos boavistenses e dos que aqui escolheram morar, e somos nós que temos que reivindicar. Eu acredito na mudança. Mas não acredito em utopia. Sei que nada vai mudar daqui pra amanhã. Mas será que a gente não pode junto ao poder público melhorar nossas vidas pouco a pouco? Claro que pode. E um político qualquer pode dar, 50 ou 100 reais, por um voto, mas só alguém digno e de valor pode dar uma vida melhor. Acreditem juntos comigo que na humildade e na coerência a gente pode mudar, se não toda Boa Vista pra melhor, ao menos a gente pode provar pra toda Roraima e pra todo o Brasil, que existem pessoas honestas e quem se preocupam, sim, com os outros. É hora de provar que a política pode ainda mudar uma sociedade. E eu vou provar. Porque eu acredito!

3 comments:

Gustavo Coimbra said...

Eu achei isso uma bosta..
A mulher nao tem capacidade de criar um discurso?
Mas q apoio a democracia e a políticas certas e eficazes essa.
Nao sou moralista, mas isso é uma bosta de se ver, pessoas q nao tem capaciade tentando cargos tão importantes à todos.

Anonymous said...

Gustavinho, primeiramente, bem vindo ao mundo real. Você acha mesmo que o Lula escreve os discursos que ele lê nos eventos, ou que o Ottomar o fazia, ou que o Iradilson passa 1 hora escrevendo o que vai falar?! Ou até mesmo que o Barack Obama analisa todo o país pra fazer um discurso?! Não. Eles não escrevem. Até pq se assim fosse eu não teria ido 1 mês atrás ver uma palestra do cara que fazia os discursos do Lula. É pra isso que serve assessoria política. Pra entender o que pensa e o que deseja o político e construir textos que condizam com seus projetos e pensamentos. Ser um bom político não tem absolutamente nada a ver com habilidade na escrita ou oratória. Alguns valores como solidariedade, compromisso e respeito são mais relevantes. Ao menos pra mim.

Gostando ou não é assim que funciona. Vote nulo se quiser.

Anonymous said...

Concordo com o fredy no ponto em que ele diz que ser um bom político não tem nada a ver com habilidade na escrita, mas acho que tem sim, tudo a ver com boa oratória. Um exemplo? Adolf Hitler subjugou a nação alemã e boa parte do planeta com sua inbcrível habilidade com as palavras. Os políticos não escrevem seus discursos, tudo bem, e posso até não conhecer a candidata em questão, mas esse discurso sinceramente me cheira a papo furado.