Tuesday, April 01, 2008

O traje "milagroso"






A polêmica que está rolando nas bordas das priscinas é que ele é realmente milagroso. Só no início dessa temporada foram 13 recordes mundias batidos por nadadores que utilizavam o tal traje "espacial". A grande questão é que estamos em ano de Olimpíada, todos os nadadores(da elite) estão treinando muito forte nessa etapa final, o que deveria fazer com que os nadadores não conseguissem nadar para seus melhores tempos.

Daqui a pouco vão perguntar à um atleta que acaba de ter uma performance incrível na piscina à que ele atribui a sua marca, e ele vai responder: ‘‘Aos dispositivos estabilizadores do maiô, que possui painéis que aumentam o deslizamento e reduzem o atrito, além do tecido sem costura que diminui as oscilações musculares e a vibração da pele proporcionando uma dupla... Dupla vantagem. Sou muito grato à Speedo. Eu nem sabia nadar antes de usar o LZR Racer.’’

O traje já foi vetado de algumas competições importantes que ao meu ver não querem correr o risco de ter que redistribuir as medalhas se for comprovado que o traje é uma trapaça(é, vou chamar assim mesmo). Até por que nem todos tem acesso à engenhoca que foi desenvolvida em parceria dupla com a NASA. Por que a NASA tem que se meter com isso se pra onde os astronautas vão nem existe água? Será que a crise econômica nos EUA fez com que a NASA procurasse outras alternativas de mercado??!

Por isso os cartolas da FINA vão se reunir com o pessoal da SPEEDO para conhecer mais sobre o dito cujo e averiguar se o quebra-quebra de recordes provém do preparo físico ou da alta tecnologia do traje que daqui a pouco vai ter que passar por exame anti-doping também. O próprio Thiago Pereira que utlizou o traje, disse que a sensação é que com ele, é como se você ficasse em cima da água. Daqui a pouco realmente, os atletas vão voar sobre a água se depender da NASA e nem vão mais precisar de uma piscina.

Mas falando sério agora, a questão é que o avanço tecnológico é irresistível. A chuteiras não são mais como antigamente, as sapatilhas do atletismo não são como antigamente, os dardos do atletismo, as bolas... E tudo isso levou à evolução do esporte. Mas a partir do momento que o melhor desempenho dá-se a quem tem o melhor aparato tecnológico, algumas modalidades esportivas perdem o significado (pelo menos pra mim) que é utilizar principalmente o corpo para realizar um determinado objetivo - que seja humano de preferência.


5 comments:

Anonymous said...

Ou vetam, ou daqui a pouco todo traje vai ter essa tecnologia :P
ashuasuhuhsa

É o Dellano de Peruca na Foto ?
ashuasuhsahuusahhsa

Fred Martins said...

Na verdade ´uma questão bem simples. No futebol o que dá melhor desempenho para um atleta, ou seja, torna-o um atleta difenrenciado? Treinamento. Se você treina muito consegue obter o corpo idela para seu esporte e também adquiri cada vez habilidade. Todos os artifícios são puramente alegoricos. Ta que as chuteiras são cheias de tecnologia, mas alguem conseguiu ser melhor que Pelé? E olha que é da grossura do braço do Adriano. E a tecnologia da bola, por exemplo, é para todos, agora quanto a roupa é sacanagem, a não ser que todos os atletas tivessem a obrigação de usar a vestimenta, caso não alguns vão com material X outros com material N. Ai se perde o potencial e se coloca em dúvida os atletas. Os acessórios, em todos os esportes, nunca ditar o diferencial entre os profissionais, isso é até ridículo, chega a ser ridículo o uso de diferentes materias na competição, deveria haver algum padrão, afinal os próprios atletas dizem que faz diferença. É por isso que natação não faz sucesso, enquanto futebol, se discute a cabeça que o Zidane deu, na natação é nadadora virando nadador por questões hormonais e roupas americanas da Nasa botando boneco, é cada discussão que parece até mentira. Daqui a pouco a manchete:
"Michael Phellps é proibido de competir com seu macaco Girão. A decisão foi tomada após a quebra de todos os recordes da natação. O nadador disse que vai recorrer e já avisou, o terceiro braço que nasceu em suas costas e sua pele azulada são efeitos causados pela esposição de seu corpo no cloro"

André Rezek said...

vai virar formula 1
x)

Pilar said...

meeeeu deus, o fred quis postar nos comentários????
ahuahuahauhauh mas a noticia do phellps ficou engraçada....
eu acho que o dellano postou issso como uma revolta por que ele num tem um igual....
ei a NASA devia produzir um traje pra problema de coluna, ia ser massa, quero ver se o dellano ia achar que a NASA issso ou aquilo... ele ia era fazer propaganda do tipo " eu agarantcho"!

Anonymous said...

"Mantendo o mesmo conceito TF, a Diana(marca de bodysuits para natação) acaba de lançar a evolução do traje Thermo Fusion visando os Jogos Olímpicos de Pequim.
Os novos modelos continuam tendo apenas as costuras na virilha para que se vista sem folgas e o restante da peça é fundida a altíssima temperatura. Também foi mantida a confortabilíssima alça com vedação em fibra de prata."

Mêo Dêos!
Heaheaheahea Tá ficando mucho loco essa evolução das sunguinhas.


Ah, e o bodysuit da Speedo foi aprovado/liberado.
Pelo menos os nadadores da seleção brasileira tbm vão ter acesso nas Olimpíadas, a CBDA já fez um negócio com Speedo para garantir que cada integrante tenha o seu.