Sunday, January 28, 2007

Indie Rock.

Indie rock
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Indie rock (ou rock independente em inglês) é um estilo musical que caracteriza bandas que não são lançadas por grandes gravadoras, porém o grande sucesso de algum desses grupos os lançaram diretamente para gravadoras de grande porte, embora o som na maioria dos casos, não perca a identidade, fazendo com que tais bandas, mesmo com o sucesso de público e grande repercussão na mídia, sejam consideradas bandas alternativas.
O estilo tem forte influência na década de 60, sendo mais percebida na bateria e vestimenta da maioria das bandas. Paletós, blazers, xadrez, skinny jeans entre outros fazem a composição de um estilo social levemente desorganizado das bandas que floresceram, em sua maioria, nas universidades inglesas.
As letras falam geralmente da complexidade dos relacionamentos humanos, problemas de adaptação a sociedade, timidez e do dia-à-dia urbano da juventude contemporânea.
O grande "boom" indie rocker, surgiu no meio da década de 90, na Inglaterra, quando bandas como Oasis, Blur e Placebo ganharam as paradas de sucesso em vários países, com essa popularização tais bandas foram consideradas também ícones do chamado Britpop.
No começo dos anos 2000 o sucesso das bandas americanas The Strokes e White Stripes colocaram de novo no cenário a curiosidade a cerca das bandas "indie rock" e logo ganharam o holofotes da mídia.
Atualmente várias bandas surgem e fazem sucesso entre os jovens da geração 2000: Arctic Monkeys, The Killers, Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs e Bloc Party, são alguns nomes que representam o novo cenário da música indie.
Infelizmente a proliferação desse estilo de música fez-se seguir de uma leva assustadoramente grandiosa de bandas pseudo-indies, ou seja, grupos que simplesmente aproveitam-se da nova "onda do momento" e copiam sem qualquer pudor grupos de sucesso do passado ou até mesmo bandas da era 2000, mas que já são consideradas antigas haja vista a grande velocidade da internet e seu esplendoroso poder de proliferação de sons e imagens das novas bandas.
De qualquer forma, a música "indie", "alternativa", é um maravilhoso conjunto de vozes, baixos, teclados, guitarras e baterias que podem traduzir fielmente o espírito libertino e sensível de garotos/garotas que adoram se vestir "bem" e tocar músicas simples, mas capazes de explorar os mais variados sentimentos em 3'30.

Depois dessa informação toda, COMO ASSIM GAROTO VOCÊ NÃO É INDIE?!

obs: Se você se sentiu ofendido e humilhado com esse post, a responsabilidade é sua e claro do autor Lucas. No mais concerteza ninguém pode se ofender com isso, porque particularmente eu gosto de bandas citadas aê (Placebo, Oasis, Blur...).
E no final vamos curtir a vida e deixar briguinhas de lado! E se leu e não gostou mil perdões.

posted by: Lucas 'gordinho'

4 comments:

Anonymous said...

Vcs perceberam que esse negócio de Indie é meio que um EmoCore disfarçado?! :x
Viu!!
Vocês ficavam me chamando de EMO!
Pois eu não sou :P
Sou Indie :xx
Só pra gerar mais polêmica ^^

Ahhh e ia esqueçendo próximo post é sobre o "filme" High School Musical -.-
Que serei forçado a alugar para fazer uma critica, óbvio critica nada construtiva :P

Anonymous said...

sauuhasuhsahushauh
essa galera sai rotulando e pensa q da algum tipo de status, pra mim musica boa eh musica boa. indie eh meu ovo (:
ashuashhusa

Anonymous said...

Não sei do que se trata, mas acho que bom mesmo é Metal Indie!

Anonymous said...

ehaeuihaeiueaheaiuheauihea