Wednesday, April 11, 2007

Curitiba

Depois de pouco mais de um mês morando aqui, apesar de ainda não conhecer muita coisa, acho que já posso mostrar um pouco da cidade pra vocês, pra vocês terem mais ou menos uma idéia de como é a vida por aqui.

A capital paranaense está localizada a 408 Km de São Paulo e fica a 934,6 metros acima do nível do mar. Dizem que é a capital mais fria do Brasil mas, nas últimas semanas tem estado tão quente quanto em RR, tem feito cerca de 30°C todos os dias. Com cerca de 1.789.000 habitantes, Curitiba é a maior capital do sul brasileiro. A cidade é bem arborizada e tem uns 15 parques, umas 200 praças e um monte de áreas de proteção ambiental.

A Universidade Federal do Paraná foi a primeira do Brasil, datada de 1912. Tem vários campus espalhados pela cidade e uma unidade no litoral, onde existe o curso de Ciências do Mar. Existem outros cursos meio bizarros na UFPR, como Engenharia Industrial Madeireira e Terapia Ocupacional.


Prédio da UFPR, sede do curso de Direito e da reitoria (onde eu pretendo estudar a partir de agosto).

A cidade incentiva muito a cultura e em março sempre ocorre o Festival de Teatro de Curitiba com centenas de apresentações em teatros, nas ruas ou em lugares mais inusitados como academias e salões de beleza. O festival ainda abriga mostras, palestras, cursos, oficinas, etc. Shows também não faltam em Curitiba, alguns muito bons, outros nem tão bons assim. Ignite, Mutantes, Skank, Zélia Duncan, Maria Bethânia e uma infinidade de duplas sertanejas já tocaram por aqui esse ano e no mês de abril ainda tem Bad Religion, Nazareth e Evanescence.

Um dos pontos turísticos que já visitei é o Jardim Botânico Francisca Rischbieter que tem uma estufa de metal e vidro e que preserva várias espécies vegetais de todo o país. Também abriga o Museu Botânico e o Espaço cultural Franz Krajcberg, homenagem a um fotógrafo, ativista ambiental e escultor em natureza morta polonês, muitas de suas obras estão expostas nesse museu.


A Rua das Flores, Boca do Inferno ou calçadão da XV de Novembro é onde se encontra a maior concentração de lojas, vários prédios históricos, como o Palácio Avenida – onde no Natal as criancinhas do coral HSBC cantam penduradas na janela - , e onde você cruza facilmente com uma das lendas urbanas de Curitiba, o Oilman.



Esse cara está sempre assim, andando pela cidade de sunga, com óleo no corpo e sempre empurrando sua bicicleta, nunca andando nela. Vá entender Curitiba e suas bizarrices!


Além desse tipo de bizarrice tem as bizarrices lingüísticas. Vou colocar alguns exemplos de coisas que eu já ouvi por aqui:

Apenal – estojo, bolsa de lápis.
Arroz – cara que dá em cima de todas, mas não pega ninguém.
Caçador – queimada.
Lagartear – ficar parado no sol pra esquentar.
Malária – maconheiro.
Piá – menino.
Vina – salsicha.


Fiz esse post para mostrar um pouco de Curitiba para vocês. Quanto a mim, está tudo tranqüilo. Ainda não estou estudando, a UFPR tem que aceitar o meu pedido de transferência, e também ainda não sei o que vou fazer, eles é que decidem qual é o curso mais afim com Relações Internacionais, já que não tem isso por aqui. Estou morrendo de saudades de todos!



:**

Milena Granato

9 comments:

Anonymous said...

Aê!! Finalmente saiu um post meu!
Espero que dê pra ter uma idéia de curitiba.
Saudades de todos!!
:**

Fred Martins said...

LEvando em consideração que você nunca comentou em nenhum post meu, e nem de ninguem, também não vou comentar no seu. Isso não é um comentário. É apenas um colocação/crítica virtual. É diferente.

¬¬


beijo Milena, bom post. Abraço.

Anonymous said...

isso não vale!
eu quase nunca tenho tempo de ver o kojiro! prometo que vou começar a olhar com mais frequência e a comentar. agora esse negócio de nunca é mentira, eu comentei na "retrospectiva".
:D

Anonymous said...

que por sinal foi ano passado :P
ashuashuashusa
ficou bom o post, deu pra ter uma ideia legal. Sim, "piá" e "arroz" eu jah conhecia :) mas cadê o "pão dágua?". E a Marcela tah bizarra nessa ft aê de baixo :D ashuash
beijo :*

Anonymous said...

Aleluia heim?!

É, Curitiba já foi considerada a cidade modelo da América do Sul. Deve ser bom pra caramba morar aí.

Aê! Já arranjei um nome pro meu filho, seja homem ou mulher: Rischbieter Krajcberg

UuahiuIUAHIUHAiuhaiui

Anonymous said...

ahihaihaihiahhia
pow finalmente eim Oo
teu cabelo tá grande =D
tu e a pilar tracaram de kbelo
haiaiaihaihaihahi
pow deve ser massa morar aê
mas "Lagartear – ficar parado no sol pra esquentar."fazer isso aq em BV,ai sim seria bizarro. e esse kra de sunga deve ser um parente perdido do dellano em falar no dito cujo só lamento pro filho dele, vai ser caçoado a vida inteira iahhahahaahaihaia


bju milena e v se não some =]
a sim e comente nos posts alheios tambm viu >D
flws

Anonymous said...

uioehuoiahis
porra.. o dellano sempre consegue :X
ae milena.. finalmente um post seu.. :D
pow.. curitiba pareci ser mó bacana :}
vo por ae.. qnd sobrar dinheiro :x
eiouhoias
sabe como é :D

Anonymous said...

eae milena!!! finalmente!!!
ei pow ri muito na parte das criancinhas penduradas na janela!!!
dá a impressao de que elas tao pendurada pelo pescoço!!
huauhauahua
ei falow! beijos!
saudade!!

Diego said...

hueihaeiuaehauei... bom post.. gostei.. so não vou reclamar que vc nunca comentou no meu post, pq eu nunca postei desde quando vc começou a entrar nesse blog.. hueheue.

Dou 10 reais pra um curitibano Lagartear por 10 minutos em Boa Vista meio dia.. E ai faz 30º graus? Meu aki, eh no minimo 35º maximo 42º... pode crer eh mto mais quente!